- Mais detalhes
-
Apesar de estar sempre verde este arbusto pode ter alguns problemas especialmente com o aparecimento de doenças novas. Mas alguns cuidados mantê-lo-ão impecável! Certifique-se dos sintomas e aja na altura certa e da forma certa.
As folhas caem
É a doença mais comum no buxo. Muita humidade ambiente sobretudo se o local for pouco arejado (jardim rodeado de sebes altas ou de muros) irá favorecer os fungos do buxo, responsável pela queda das folhas. A doença é contagiosa e deve agir rapidamente. Aja de forma preventiva pois uma vez que as folhas caiam, os ramos nus não ficarão verdes facilmente. O remédio? Pulverizar com enxofre molhável (o mesmo que utiliza nas árvores de fruto) será suficiente para proteger o buxo contra estes fungos patogénicos. Pulverize com tempo seco e com temperaturas acima dos 15ºC.
Se o seu buxo estiver muito doente, corte-o rente ao chão e deixe que volte a crescer. Tenha apenas o cuidado de não confundir a doença das folhas do buxo com um ataque de lagartas, outro perigo para estes arbustos.
As folhas estão mordiscadas
O exterior da bola de buxo parece saudável mas depois descobre a presença de lagartas que estão a mordiscar as folhas no interior do arbusto e que apenas em último lugar vão comer as folhas exteriores. As lagartas são as da borboleta do buxo. As lagartas são grandes e os casulos são bem visíveis e não se pode confundir este ataque das folhas com o dos fungos patogénicos pois neste as folhas caem sem estar mordidas. Os ramos desguarnecidos pelas lagartas poderão voltar a ficar verdes mas será necessário ajudar o arbusto. Regue quando a terra estiver seca, dê-lhe um pouco de adubo entre os meses de Março e Agosto. Se as lagartas ainda estiverem presentes poderá parar o estrago pulverizando um produto ecológico contra as lagartas (Bacillus thuringiensis ou BT), e de preferência à noite.
As folhas ficam amarelas
Em qualquer época a beira das folhas pode perder a cor como se a planta fosse variegada. Não é um ornamento da planta mas sim um sinal de stress, na zona das raízes. Geralmente trata-se de um sinal de excesso ou de falta de água. Regue mais frequentemente (se a terra está seca) ou melhore a drenagem (se aterra estiver húmida): e tudo correrá bem!
As folhas ficam vermelhas
Os buxos cultivados em vasos e raramente aqueles que são cultivados na terra podem ficar completamente laranja. É sinal de falta de água. Enquanto as folhas não caírem a planta está viva pois o buxo é uma planta bem adaptada à seca. Mas regue de imediato guardando a terra húmida até que as folhas voltem a ficar verdes (demora cerca de uma semana). Durante este tempo não coloque adubo. Tenha apenas o cuidado de verificar que o arbusto não deixe de ter a água que necessita.
As folhas deformam-se e ficam com a forma de "colher"
Os sintomas são simples : a folhagem empola especialmente na ponta dos ramos. Este fenómeno verifica-se no buxo de folhas grandes. Esta deformação é causada por bichinhos inofensivos e microscópicos. Não há tratamento nenhum a fazer! Quando o tempo está húmido as folhas que se formam são normais. - Fotografias (6)