A altura do ano em há mais coisas para fazer é na Primavera. Seis meses de colheitas dependem disto e entre elas as melhores delícias da horta!
Trabalhar um pouco e preparar muito
Não é necessário cavar a terra em profundidade : esta prática está a desaparecer pois é muito cansativa e com as técnicas de permacultura onde se revolve pouco o solo. No entanto, é útil de descompactar a terra. Para isto utiliza-se uma espécie de forquilha especial com 2 cabos e com 4 dentes. Uma forquilha para cavar também serve para pequenas áreas. Mais importante que o trabalho da terra é a sua limpeza. Retire as ervas daninhas que cresceram no Inverno e cubra com palha as zonas que foram limpas para que permaneçam limpas.
Lancez vos semis
No exterior, as variedades que quer semear dependem das temperaturas mínimas. Muitos legumes como os rabanetes ou as alfaces jovens aguentam geadas leves mas não muito mais. Como o tempo está incerto, faça uma sementeira de 15 em 15 dias. Se uma deles se perder, as outras conseguirão dar-lhe a colheita. Cubra-as com uma tela de crescimento para ajudar a terra a aquecer.
No interior, os legumes de verão (tomates, abóboras, pimentos, etc.) podem semear-se desde o mês de Março até meados de Abril. Deve ter um local relativamente quente (pelo menos a 20ºC) e bastante luminoso para que as pequenas plantas possam esperar até irem para a terra. Seria uma boa altura para adquirir uma mini-estufa ou mesmo um túnel para fazer as suas sementeiras, ou ainda um kit para cultivar no interior.
Muitos legumes-raízes
Na Primavera também temos todo o tipo de legumes-raízes para plantar ou semear. Plante cebolas, chalotas e alho antes do início do calor pois eles não apreciam o tempo seco. Espere que o lilás dê flor para plantar as batatas. Semeie as cenouras bastante cedo, na mesma altura dos rabanetes, pois a semente das cenouras leva cerca de 3 semanas a crescer.
Limpe as culturas perenes
Morangueiros, ruibarbo, framboesas e outras plantas da horta que fiquem durante todo o ano, irão começar a rebentar desde o fim de Fevereiro. Arranque as ervas-daninhas que as cobrem. Retire também as folhas velhas do ano passado pois as folhas novas não vão tardar a aparecer. Cubra o solo com palha ou a erva dos cortes de relva, especialmente junto dos pés dos morangueiros. Se a terra for pobre, coloque um pouco de composto (1 kg par m²) para lhes dar alguma ajuda.