Perto dos edifícios deve escolher as suas plantas com um extremo cuidado, pois as condições nem sempre são as mesmo que no jardim. Além disso, não se deve correr o risco de estragar os alicerces!
As características
Junto da casa, o solo é muitas vezes de má qualidade pois foi remexido durante a construção da mesma. Pode conter mais pedregulhos ou mais areia que noutro sítio. Além disso, os alicerces podem não permitir qualquer plantação a menos de 20 cm das paredes pois um alicerce pode impedir o acesso. As condições de seca e de bastante cascalho pioram com o facto que, nesta zona faz mais calor que noutro sítio. Mesmo junto de uma parede exposta ao Norte, o tempo é mais ameno. A casa perde calor pelas paredes e aquece as plantas que a ela estão encostadas. A chuva cai aí com menos frequência pois o telhado afasta a chuva a 50 cm da parede, mesmo que não haja caleira.
Estas condições tornam mais delicada a escolha das plantas a utilizar junto da casa. As raízes não deve ir muito longe e não se devem usar arbustos que formem raízes muito densas. Podem, no entanto, instalar plantas menos resistentes ao frio visto que está um pouco mais quente, com a condição que não se tratem de vegetais para solos húmidos. Vale a pena escolher essências que apresentem interesse invernal. Isto porque no Inverno vamos menos vezes ao jardim, circulando sempre à frente da casa!
Que escolher ?
Assim, junto da casa não plante nem árvores nem arbustos grandes que ultrapassem os três metros de altura. Escolha as essências com folhas persistentes, oferecendo uma floração perfumada de maneira a aproveitar quando tenha as janelas abertas! A sarcoccoca, o osmanthus, a madressilva de Inverno (Lonicera fragrantissima), a aveleira de Inverno (Corylopsis) com as suas flores perfumadas e os buxos serão perfeitos. No que diz respeito às flores, a zona junto da casa permite a plantação de agapanthes, o rosmaninho (Lavandula stoechas), as salvas e a nepeta, caso a parede for bem banhada pelo sol. Á sombra, coloque, por exemplo, os Helleborus, as pulmonárias e as bergénias.
Bons reflexos
A presença de vegetais cobrindo a terra tornará mais húmido o solo à volta da casa. Não tenha receio que as paredes da garagem comecem a ficar molhadas, pois as plantas não atraem a humidade, ao contrário de certas ideias antiquadas. Além disso, pode isolar a parede das plantações colocando plástico junto da parede, com uma profundidade de 80 cm. Isto impedirá as raízes de tentar encontrar algum caminho através das fendas dos alicerces. Esta precaução é necessária se os alicerces das paredes forem constituídos de pedras. Por outro lado, pense em adicionar uma pá de composto ao plantar as plantas. Como a terra é mais pobre neste local elas necessitarão de uma pequena ajuda para se poderem desenvolver.