Preparar e escolher as plantas a utilizar junto da piscina é uma ocupação agradável mas que não se deve fazer de ânimo leve pois as dificuldades são múltiplas. Deve ficar bonito, prático... e acima de tudo que não estorve o funcionamento da zona de água !
A zona à volta da piscina corresponde a uma situação delicada. No caso de uma piscina enterrada devem-se preservar as fundações e devem-se ter em conta as diferentes canalizações que por ali passam. Deve-se, especialmente evitar que as folhas possam cair lá dentro, não só no Outono mas também no Verão, altura da sua utilização. Finalmente, a vegetação deve ter um atractivo estival pronunciado, pois é nessa altura que esta mais se aprecia junto da piscina!
O leque das soluções
As plantas que mais se adaptam às imediações da piscina são, sem dúvida, as palmeiras. Além do toque de exotismo que dão na proximidade da piscina, têm também a vantagem de serem agradáveis à vista durante todo o ano e de não perderem as folhas, sendo apenas necessário cortá-las quando secam. Com o decorrer dos anos, as raízes não trazem riscos às fundações.
Seja em que região for, pode plantar a palmeira da China (Trachycarpus fortunei). Em sítios onde, no Inverno, a temperatura não desce abaixo dos -7ºC, vai poder plantar uma variedade maior de palmeiras, especialmente as Washingtonia e as Phoenix.
Nas regiões quentes, coloque plantas exóticas como o yucca Pé de Elefante (Yucca elephantipes), junto das palmeiras. Os yuccas rústicos, com folhas pontiagudas, são muito perigosos para serem plantados num local onde as crianças vão correr por todo o lado.
Outras escolhas boas
Entre as plantas que poderá escolher, pense naquelas que têm folhas largas. Terão menos tendência a sujar a água que as que têm folhas finas, como as mimosas (Acácia) ou a albízia. A fatsia, a árvore do fumo (Cotinus), os bambus pequenos com folhas largas, como os Sasa, são também bastante adequados para a utilização à volta da piscina.
Pode também preferir dar um aspecto mais gráfico a todo o conjunto e criar um ambiente mais contemporâneo à volta da zona de água. Nesse caso, escolha arbusto podados em forma de bola ou em forma de nuvens: o buxo e o azevinho falso-buxo (Ilex-crenata) não dão problemas à piscina.
Por outro lado, cuidado em não plantar coníferas pois poderão criar problemas devido ao seu volumoso sistema radicular. A única excepção é a cryptomeria japonica 'Gracilis', que não perde muitas agulhas e que tem raízes superficiais. Vai mudando de cor com as diferentes estações do ano!
Bons reflexos
Pondere e reflicta antes de começar a plantação de arbustos com folhas persistentes perto da piscina. A verdade é que estas plantas perdem, cada ano, o equivalente a um terço da sua folhagem, o que representa um volume bastante importante. E o pior, é que têm tendência a perdê-las... na altura em que a piscina é mais utilizada, quando está bom tempo.