• Mais detalhes
  • O vegetal é posto em valor pelo mineral, como na natureza. As pedras oferecem grandes vantagens às plantas. Não são fáceis de utilizar pois ao serem utilizadas sem regra, as pedras dão um ar artificial ao jardim enquanto que o que desejamos é dar um ar natural !

    Pedras e plantas
    A presença de pedaços de rocha é favorável aos vegetais. As pedras atenuam as variações de temperatura à sua volta. Arrefecem e aquecem muito mais lentamente que a terra à volta, preservando as plantas circundantes das variações de temperatura demasiado bruscas.
    No Verão, a terra por baixo das pedras está menos seca que nos outros sítios e as plantas vão aproveitar essa água. Finalmente as pedras dão um aspecto natural às plantas e a sua silhueta sobressai. Isto é especialmente verdade para as plantas rastejantes cujos ramos cobrem o solo.

    Sozinhas ou em grupo ?
    Pode dispor as pedras de muitas maneiras. Para conseguir um bom resultado tudo depende da quantidade de pedras que dispõe e do seu tamanho.
    Se tem apenas pedras de tamanho pequeno, coloque-os em camada, como se fossem cascalho. Se forem pedras de tamanho intermediário (entre 10 e 50 cm de comprimento) poderão servir para fabricar pequenos muros (ver mais adiante).
    No entanto, se tiver pedras grandes cuja dimensão maior seja pelo menos 50 cm, as coisas são muito diferentes. Poderá, por exemplo, isolá-la colocando-as de pé. Enterre pelo menos um terço da pedra, mas o ideal seria enterrar metade da pedra para que fique estável. Ou então segure-a com um pouco de massa de cimento 10 cm abaixo do solo. Deste modo, uma pedra grande erigida vai marcar o ângulo de um caminho ou dar altura a uma planta rastejante. Esta disposição não é natural.
    Mais vale deitar as pedras maiores se deseja obter um efeito mais realista. Neste caso, deverá também reagrupá-las. Instale-as próximas umas das outras, pousadas no sol. Coloque um tufo de flores ou um pequeno arbusto nos espaços maiores. Coloque as plantas rastejantes nos outros lugares; irão preencher as juntas entre as pedras. A helxine (Soleirola soleirolii) é imbatível, mas a sagina ou o tomilho rasteiro (tomilho) também estão bem adaptados a este uso.

    Um muro de pedras
    Uma das melhores maneiras para valorizar as plantas com um mineral consiste no planeamento de um pequeno muro. Pode-se contentar em empilhar pedras umas em cima das outras, numa largura de 50 cm, pelo menos, fazendo um muro com pedras em bruto. Só isto por si já constitui um bom exercício físico!
    Este tipo de muro fica bem junto duma inclinação para evitar que terra deslize. Quanto maiores forem as pedras, mais largo será o muro e melhor será o efeito de “dique” contra o deslize de terras. Poderá assim colocar mais terra do lado de cima do muro e fazer plantações.
    Também pode colocar plantas na vertical criando bolsas de terra e plantando vegetais adaptados como: sedum, campânulas, cinerárias... Elas voltarão a semear-se !
  • Fotografias (3)
  • Que plantar com pedras ?
    Que plantar com pedras ?
    Pedras e plantas
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Que plantar com pedras ?
    Que plantar com pedras ?
    Sozinhas ou em grupo ?
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Que plantar com pedras ?
    Que plantar com pedras ?
    Um muro de pedras
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0