Para cultivar um jardim em altitude é necessário uma escolha precisa dos vegetais, tendo em conta as condições climáticas específicas. As plantas o recompensarão muitas vezes!
As especificações
Fala-se de clima de montanha a partir de cerca de 600 m de altitude. Quando o terreno está exposto a Norte, as condições de montanha começam aos 500 m. Mas nos relevos expostos Sul, só a partir de 800 metros é que encontraremos estas condições. A exposição tem um papel determinante na escolha dos vegetais. O Inverno é longo e com neve, o que convém a muitas plantas pois a camada de neve fresca, acabada de cair, protege o que está em descanso, por baixo. Não é caso raro que hajam geadas precoces (por vezes desde o início de Setembro) ou geadas tardias. Os Verões são bastante quentes, mais ou menos secos segundo o maciço montanhoso. As precipitações são mais abundantes que na planície: as plantas de montanha são geralmente plantas que bebem muito! Por outro lado, a terra dos jardins de montanha é geralmente de boa qualidade. Verifique o pH, pois tanto pode ser ácida como alcalina.
Nestas condições, deve privilegiar as plantas cujo ciclo de crescimento pára praticamente durante o Inverno. Tudo o que não suporta as geadas tardias deve ser evitado pois podem vir a sofrer a cada Primavera.
Que escolher ?
Ainda que as condições possam ser rigorosas, a escolha é vasta. As plantas vivazes, sendo as mais resistentes temos entre outras as Aquilegia, as asters, a centáurea da montanha (Centaurea montana), as campanulas e as potentillas. Do lado dos arbustos, pode escolher entre as inúmeras espécies com bagas, como o azevinho (em especial o azevinho do Michigan, que perde as folhas no Inverno mas que é muito dhttps://www.planfor.fr/comprar,sabugueiro,1843,PO">sabugueiros, os cornisos, os berberis, os cotoneaster, o Bola de neve (viburnum opulus), as sorveira...
Se quiser plantar árvores, aposte nas variedades locais como as aveleiras, as faias e os bétula, pois são os que melhor se adaptam à altitude. A nogueira, por exemplo, não dá bons resultados acima dos 800 metros. E claro, não esqueça as coníferas cuja paleta é muito interessante. No entanto, muito cuidado: nem todas são resistentes em montanha.
Bons reflexos
Se o solo é rochoso, dê-se ao trabalho de fazer uma fossa de plantação, retirando as pedras do solo até, pelo menos, 50 cm de profundidade. Seja qual for o declive da encosta, o arbusto planta-se sempre na vertical e nunca inclinado num sentido ou no outro.
Saber
Algumas plantas da horta são originárias da montanha e apreciam perfeitamente o clima como o espinafre selvagem e o cebolinho. Porque não utilizar este último como planta ornamental, uma vez que dá flor duas vezes por ano ?