• Mais detalhes
  • Um mar de cores, flores que se sucedem umas atrás das outras e um jardim que é a admiração dos amigos: nada disto é complicado! Basta escolher bem e ordenar os vegetais. Neste aspecto, as flores vivazes oferecem a diversidade necessária.

    Um bom plano
    Os arranjos mais eficazes são muitas vezes os mais fáceis de cuidar. Para isto, numa folha de papel, faço um esboço do maciço em questão (visto de cima). Continuando com o lápis, vá dividindo este espaço como lhe agradar, pintando manchas de cor, por exemplo. Quanto mais simples for o desenho mais fácil será para si de obter o que deseja. Se não desejar obter efeitos muito especiais, como por exemplo, uma cor bem específica, baseie-se nas plantas que encontra disponíveis no comércio. Tenha em conta a cor das flores e da sua folhagem mas também da altura de cada planta e da estação do ano durante a qual esta é mais interessante. Basta agora, no papel associar de diversas maneiras até encontrar a combinação que lhe pareça mais vantajosa ou a que tira melhor partido do local em questão.

    As grandes, atrás...
    Se não deseja quebrar a cabeça, organize o seu maciço por vagas de plantas que se vão sucedendo da frente para a parte detrás do maciço. Por exemplo, perto da borda do maciço coloque vegetais pequenos e que não ultrapassem os 20 cm de altura. Atrás, coloque vegetais um pouco mais altos, entre 30 e 50 cm de altura e assim por adiante até colocar na parte detrás do maciço plantas grandes como as vivazes gigantes ou alguns arbustos.
    A quantidade de plantas a comprar depende de cada variedade pois algumas desenvolvem-se mais rapidamente que outras. As plantas que formam um tapete devem ser plantadas bastante próximas umas das outras, cerca de 6 a 10 plantas por m2. As flores grandes perenes precisam de muito espaço e por vezes basta plantar uma por m2 e daqui a uns anos ocupará todo o espaço. Se a sua terra é boa e se for um pouco paciente, reduza a densidade. Se a sua terra for pobre ou se estiver apressado, aumente a densidade das plantas. É preferível plantar tudo no mesmo ano pois se não o fizer vai ter um maciço "em obras" durante muito tempo. Ou então, pode começar por um maciço pequeno e vai aumentando-o de seguida. Desta maneira poderá dividir o trabalho e as despesas, mas a realização de um maciço bem realizado torna-se mais difícil. Além disso deve ter em mente que ao aumentar o tamanho do maciço deve mantê-lo harmonioso em função das plantas já existentes.

    Garantido sem risco
    Não poderá fazer grandes erros : se uma planta não parece estar no lugar certo, mude-a de lugar! Na Primavera, antes que comece a vegetar, arranque-a com a forquilha e replante-a imediatamente num local onde ficará mais em valor. Não se esqueça de plantar qualquer coisa no seu lugar a menos que as plantas vizinhas já tenham crescido bastante desde o ano anterior.
  • Fotografias (3)
  • Que plantar em um maciço de flores ?
    Que plantar em um maciço de flores ?
    Um bom plano
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Que plantar em um maciço de flores ?
    Que plantar em um maciço de flores ?
    As grandes, atrás...
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Que plantar em um maciço de flores ?
    Que plantar em um maciço de flores ?
    Garantido sem risco
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0