• Mais detalhes
  • A dificuldade para um local sujeito a inundações é que fora dos períodos de submersão o solo pode ser seco. As plantas de terrenos húmidos não são adaptadas e é necessário escolher uma palette vegetal diferente…

    Em cada buraco a sua poça
    A inundação de uma parte do jardim pode ter causas diferentes. Geralmente, é um rio que transborda ou um ribeiro que enche e transborda. A instabilidade da meteorologia fazem aparecer inundações mesmo sem rios por perto. Por exemplo, em caso de precipitação forte, a água duma trovoada tem tendência a acumular-se nas zonas baixas se não houver como escoar para mais longe. E em épocas mais húmidas, o lençol freático pode subir e tornar o solo encharcado. É necessário encontrar plantas específicas e sólidas que se adaptem as estas condições… flutuantes.
    A primeira solução contra este tipo de acontecimentos consiste em criar maciços sobre elevados, amparados de lado por pranchas, pedras ou outro tipo de material, melhorando a drenagem. Mas esta solução só é válida para alguns centímetros de água.

    Salgueiros e gramíneas
    As plantas mais adaptadas às inundações temporárias são as que crescem junto das represas, lagos cujo nível pode variar bastante em poucas semanas. Os salgueiros e os choupos, que colonizam naturalmente as margens dos lagos estão perfeitamente adaptados. As variedades decorativas, como o salgueiro de ornamento, sobrevivem bem nestas condições. Ao seu lado, poderemos colocar as gramíneas eulalias (Miscanthus) que suportam passar dum extremo ao outro. Muitas gramíneas, senão todas, aceitam ter até 15 cm de água no solo ou um solo saturado. Os juncos (Carex), os linhos de Nova Zelândia (Phormium) e a cavalinha contam também entre as plantas perfeitas para este tipo de situação.

    Plantas a evitar
    Em locais em que o solo poderá ficar tão encharcado de água que as plantas poderão ficar submersas, evite os vegetais de folhas espessas e de tecidos frágeis. O ruibarbo, as peónias, as hostas, por exemplo, irão apodrecer em contacto com a água. E depôs do período de inundação, poderão sofrer com a volta do calor e do tempo seco.
    Outras plantas são intolerantes à humidade estagnantes durante alguns dias, especialmente as coníferas (excepto o cipreste careca). Os arbustos de folhagem persistente como o alfeneiro e o eleagnus, não gostam desta situação que os fragiliza rapidamente. Por fim, deve evitar as plantas de raízes frágeis começando pelas roseiras que não suportam ter as raízes em condições de asfixia.

    Algumas astúcias para reduzir os problemas
    Escave canais de drenagem, pequenos canais com 10 cm de profundidade em superfície para que a água se escoe mais rapidamente depois de cada episódio. Poderá recuperar cerca de um, dois dias, o que poder ser essencial para muitas plantas. Se o relevo for um problema, encha estas linhas de drenagem com seixos.
    Não deixe de cortar relativamente curtas, as plantas que poderão ficar debaixo de água. Serão forçadas a crescer e dar mais folhagem limpa e serão obrigadas a aspirar a água do solo, acelerando a sua secagem
    Acelerar o fim da asfixia das raízes ao escavar um buraco profundo (diâmetro de 30 cm é suficiente) e no qual a água em excesso se acumulará, como se se tratasse de um poço. Nos 2 metros que circundam o buraco, o solo não estará saturado de água.
  • Fotografias (4)
  • Que plantar em zona de inundação ?
    Que plantar em zona de inundação ?
    Perto da água, preveja a possibilidade de inundação.
    Autor: B&G Media
    Copyright
    Que plantar em zona de inundação ?
    Que plantar em zona de inundação ?
    Num solo mal drenado, a água pode acumular-se e atingir 30 cm de altura durante mais de 10 dias.
    Autor: B&G Media
    Copyright
    Que plantar em zona de inundação ?
    Que plantar em zona de inundação ?
    Elevar o solo alguns centímetros é suficiente para a água superficial.
    Autor: B&G Media
    Copyright
    Que plantar em zona de inundação ?
    Que plantar em zona de inundação ?
    As peónias detestam solos encharcados mais de 24 horas.
    Autor: B&G Media
    Copyright


A Minha Conta
Árvores XXL
Carrinho 
0