• Mais detalhes
  • A base dum alinhamento de arbustos não está condenada a ficar nua ou triste! Pelo contrário, é um local interessante pois as condições agradam a inúmeras plantas. Poderá agora embelezar a sua sebe.
    Junto dos arbustos plantados em sebe, a terra é pouco acolhedora e, na maioria dos casos, apenas as ervas daninhas aí crescem. A razão tem a ver com as condições difíceis que aí existem: é uma área seca, a concorrência para os alimentos é forte por causa das raízes da sebe e ainda por cima é uma zona sombria. Apenas algumas raras ervas daninhas, bem adaptadas a este tipo de situação, conseguem estabelecer-se.

    As melhores plantas
    Para guarnecer a base duma sebe, não basta que os vegetais que deseja sejam resistentes à sombra e à concorrência das raízes. Não esqueça que a sebe perde muitas folhas todos os anos. Mesmo os arbustos persistentes perdem cerca de 30% da sua folhagem, na Primavera. As plantas colocadas na base da sebe devem, também, mostrar-se resistentes quando ficam cobertas de folhas mortas pois não é possível retirá-las entre as folhas. Depois de ter em conta todas estes critérios, não há muita escolha, mas a suficiente!
    As plantas com que pode contar para colonizar a base da sebe são a begónia-de-inverno, o cíclame de Nápoles, o epimedium (ou flor dos elfos), a eufórbia dos bosques (Euphorbia amygdaloides e as suas variedades), o morangueiro (do bosque ou de frutos grandes), os fetos, a heuchera, o lamium, a pervinca e as variedades cultivadas da hera…

    Plantação específica
    Preveja um buraco de plantação mais profundo que o normal para instalar o torrão pois as raízes da sebe devem estorvar um pouco. É preferível plantar no Outono ou no Inverno pois as plantas novas terão mais luz de início. Será preferível do que plantar na Primavera (a plantação estival é arriscada a não ser que regue muito frequentemente). A rega é a chave da boa implantação pois as plantas devem espalhar as suas raízes através das raízes existentes. Adicionar substrato é preferível ao adubo lento. Adicionar os dois dará mais hipóteses às plantas recém-chegadas. Nos primeiros anos, retire as folhas mortas que caem em cima das plantas para que não sufoquem, sobretudo na base de sebes com folhas largas como as que são constituídas por louro-cerejo.

    Os bambus, uma sebe diferente
    As suas raízes são densas e acumulam muitas folhas na base. Apesar disso, os bambus não são mais vorazes que os outros vegetais das sebes. Como deixam passar um pouco mais de luz junto do solo, as plantas de acompanhamento instalam-se bem. As heras apreciam bastante.
    Claro que, nada o impede de plantar bambus anãos na base dos bambus grandes. Ao conjugar os dois só traz vantagens pois o pequeno tapa a base inestética do grande. Os bambus anãos, necessitam de muito menos luz que os grandes.
  • Fotografias (5)
  • Que plantar junto duma sebe ?
    Que plantar junto duma sebe ?
    A base da sebe que fica desguarnecida poderá ficar transformada se instalar vegetais ao pé da mesma.
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Que plantar junto duma sebe ?
    Que plantar junto duma sebe ?
    O lamium suporta bem o facto de receber folhas mortas na base da sebe.
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Que plantar junto duma sebe ?
    Que plantar junto duma sebe ?
    1 Cave um buraco profundo e coloque o torrão.
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Que plantar junto duma sebe ?
    Que plantar junto duma sebe ?
    2 Cubra com terra de plantação e regue frequentemente.
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Que plantar junto duma sebe ?
    Que plantar junto duma sebe ?
    Uma sebe de bambus cuja base foi vegetalizada: resultado fantástico!
    Autor: B&G Medias
    Copyright


A Minha Conta
Árvores XXL
Carrinho 
0