• Mais detalhes
  • Quer estes sirvam para o aquecimento, para a alimentação em água da casa ou para o transporte das águas usadas, os tubos enterrados no solo são sensíveis à acção das raízes. Basta que uma raiz mais forte os afaste um pouco e temos um problema de fuga!

    A questão torna-se ainda mais pertinente caso não seja o proprietário das canalizações mas que tenha uma passagem dessas canalizações no seu terreno.
    A verdade é que, em caso de ruptura da canalização por sua culpa, você é o responsável. As raízes das árvores podem descer a vários metros de profundidade.
    Entre as essências comuns, o recorde vai sem dúvida para os pinheiros que podem formar um verdadeiro tronco subterrâneo. Os bordos como o sicômoro (Acer pseudoplatanus) ou o bordo real (Acer platanoides), ao contrário têm uma rede de raízes superficial.
    Tudo é relativo: eles não descem abaixo dos 2 metros de profundidade mas as suas raízes situam-se geralmente na zona onde as canalizações passam.
    Numa situação ideal melhor seria não plantar árvores ou arbustos próximo das canalizações. No entanto, se as canalizações são lisas, em betão ou em metal e se estas não são antigas, poderá plantar os vegetais com a condição de respeitar algumas regras. De uma maneira geral, não plante nada a menos de 3 metros das canalizações, sendo que 5 metros são uma distância mais segura.

    Que escolher ?
    Plante, de preferência, vegetais com raízes superficiais e que não formem uma rede de raízes espessa. A ciste, os buxos, os rododendros, as roseiras e as malvas altas (Lavatera olbia) ou o lilás são ideais. Ao contrário, o marmeleiro do Japão e as coníferas, que têm as raízes mais profundas não são de maneira nenhuma adaptados. Mesmo as coníferas anãs não devem ser utilizadas pois vinte anos depois de serem plantadas, já não são anãs!
    Evite também os arbustos que tenham tendência a fazer rebentos um pouco por todo o lado, mesmo se as suas raízes são superficiais. Os bambus, os sumagres ou a acácia branca podem estragar as canalizações com os seus rebentos.
    Se os tubos se situam a menos de 1 metro de profundidade, pode colocar plantas vivazes por cima. Não há o mínimo risco que causem estragos mesmo se a vegetação é grande como a da Bocónia ou da Eulália (Miscanthus).

    Bons reflexos
    Ficará mais tranquilo se proteger as canalizações das raízes com um plástico anti-raízes que servirá de obstáculo à progressão das partes subterrâneas das plantas. Um pequeno muro enterrado, separando as canalizações das raízes enterradas seria ainda mais eficaz.

    O que deve saber
    Acima de uma área percorrida por captores geotérmicos, nada se deve instalar a não ser um relvado. Não somente os tubos enterrados são muito frágeis mas além disso a terra à volta fica gelada durante muito tempo. Seria fatal para as plantas que ali seriam instaladas. Ou então coloque plantas vivazes com raízes pequenas como o jovibarba (barba de Júpiter), o sedum album, os lírios (Íris germânica).
  • Fotografias (1)
  • Que plantar perto de canalizações subterrâneas ?
    Que plantar perto de canalizações subterrâneas ?
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0