• Mais detalhes
  • Além da lei, as suas plantações poderão estar sujeitas às regras locais para as completarem. Por vezes é tão emaranhado como uma sebe arborizada!

    Boas informações
    Localmente, a regulamentação favorece a criação de sebe e vedações variadas, que tornem o nosso quadro de vida agradável. Desta forma, o plano local de urbanismo pode obrigar a apenas plantar sebes misturadas (sebes vivas) nos alinhamentos que seguem os lados da via pública. A proibição de plantar sebes persistentes (tuia, louro-cerejo, viburno, etc.) não quer dizer que se possa ver o que se passa em sua casa. Pode duplicar a sua sebe jovem plantando uma fila de urze, que o protegerá dos olhares, enquanto a sua sebe cresce. Também irá proteger as suas pequenas plantas dos ventos frios do Inverno.

    Não muito perto !
    A lei indica os limites a respeitar quando decide iniciar a plantação de uma sebe próximo da zona de separação. Mas quando se trata da via pública as regras são diferentes. Se plantar uma sebe ao longo de um caminho, não lhe será exigido que respeite a distância de 2 m para uma sebe ultrapassando 2 m de altura. Isto apenas no caso da sebe ser plantada ao lado de um caminho e não no que vulgarmente se chama o domínio rodoviário. A diferença entre os dois é jurídica e não há nada afixado nos painéis de direcção! Trata-se na maior parte das vezes, das vias de circulação cobertas de alcatrão. Nesta zona, normalmente não pode plantar árvores ou sebes a menos de 2 m de distância, mesmo se a sebe tenha menos de 2 m de altura.
    Na prática, trata-se apenas de não causar qualquer incómodo no domínio público. É proibido deixar que as raízes deformem os passeios. Do mesmo modo, os ramos que estorvam a circulação tanto dos peões como dos carros irão trazer-vos problemas. Tome as precauções necessárias: isole as raízes com um plástico, criando uma barragem debaixo do solo, e cote regularmente a sua sebe do lado da rua. As suas plantas nunca deverão impedir a visibilidade perto de um cruzamento nem criar problemas de segurança na via pública. Se isto acontecer, o poder público poderá agir por si… mas será você a pagar!

    Corte regulamentado
    Por vezes, a regulamentação local proíbe o corte das sebes em determinadas épocas do ano, para proteger as ninhadas de pássaros (de Fevereiro a Junho). Mas a destruição de uma sebe pode também necessitar de autorização, nas regiões onde as sebes arbustivas são muito importantes para a paisagem. A regulamentação da via pública proíbe também deixar os resíduos da pode ou corte (ramos cortados, folhas mortas, etc.) na mesma. Não se esqueça de limpar depois de cortar os arbustos.
    Resumindo, se desejar plantar uma sebe variada, colorida, viva, não terá qualquer dificuldade, na condição de a cortar antes que esta fique demasiado volumosa!
  • Fotografias (3)
  • As regras locais
    As regras locais
    Corte a sua sebe do lado da rua quando ela começar a ultrapassar a vedação metálica.
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    As regras locais
    As regras locais
    As regras privadas podem impor a composição da sebe e das suas dimensões.
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    As regras locais
    As regras locais
    Corte regulamentado
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Árvores XXL
Carrinho 
0