Tem vontade de mudar a decoração? Nada mais simples caso tenha maciços com flores vivazes e com plantas de folhas. É um projecto de poucas horas de duração e que não apresenta qualquer dificuldade.
Pense um pouco antes de agir
Antes de ir para o jardim, pense durante um pouco de tempo. Alguns minutos de reflexão podem evitar muitas horas de trabalho! Observe bem o seu maciço e determine o que mais gosta e o que mais lhe convém. Deve colocar mais plantas, deslocá-las ou retirar algumas? Não existe resposta universal. Muitas vezes, a boa resposta é uma combinação das três possibilidades. Ao adicionar plantas poderá reforçar um efeito ou modificar o aspecto de uma composição. A transplantação de vegetais permite modificar a repartição das formas e das cores, tendo a certeza que estas plantas apreciam o local, caso cresçam bem. Retirar plantas é também indispensável quando um maciço fica demasiado apertado pois geralmente não podemos aumentar a superfície ou não desejamos limitar a expansão de certas plantas…
Mais carácter
A respeito de plantações novas, deve utilizar vegetais « estruturantes » para equilibrar o conjunto, de acordo com os seus gostos. Estes vegetais servem de materiais de decoração, pois a sua forma acentua o efeito ou então restauram a harmonia. O maciço parece-lhe demasiado cerrado? Instale uma planta com silhueta bem esguia, que tempera o conjunto, por exemplo, um buxo podado em bola, um tufo de acanto ou uma gramínea bem direita. Acha a composição muito rígida, muito pesada? Adicione plantas vaporosas (gramíneas com caules flexíveis) como a gipsofila, etc. O efeito interessante do maciço reside geralmente nos contrastes.
Remodele também a parte exterior
A forma do maciço influencia bastante o efeito visual. As bordas do maciço estreitas integram mal um jardim romântico ou exótico, enquanto as bordas sinuosas não se enquadram bem com um quadro contemporâneo. A largura e o comprimento do maciço também podem alterar o efeito desejado. Num jardim pequeno deve escolher-se geralmente a opção de um maciço estreito para dar mais lugar à relva. No entanto pequenos maciços permitem multiplicar os pontos de vista e criar vários ambientes (torna o corte da relva um pouco mais difícil). A forma do maciço não é algo de estático!
Alguns truques para maciços
Se deseja fazer uma extensão num maciço, recorra a uma ajuda visual para desenhar um traçado no solo. Para delimitar a nova forma, disponha uma mangueira de rega na relva. Poderá modelar o contorno à sua escolha. Depois de ter determinado o perímetro que deseja, retire a relva sempre seguindo a mangueira: corte a relva na vertical e depois descole-a por baixo. Como alternativa, poderá traçar também o contorno do maciço com farinha mas é menos ecológico.