A resistência ao frio varia segundo as plantas
Todas as plantas não são iguais perante ao frio. Basta esquecer um vaso de pélargonium (o gerânio das varandas), uma noite quando o termômetro descerá bem abaixo de zero, para dar-se conta ! As plantas que não suportam qualquer geada são chamadas de gretadas ou de "não-rústicas". É o caso de quase todas as plantas de interior e também das plantas com flores que são cultivadas como as anuais. São também gretadas as plantas à quem é necessário fazer passar o inverno num abrigo aquecido, como as daturas (Brugmansias) e as Bougainvilleas.
As plantas gretadas
Para as outras plantas, as coisas não são tão simples. Podem com efeito resistir às geadas, mas a graus variados. Tomem o caso da oliveira : resiste ao frio que atinge -12°C. Se o inverno for mais frio, arrisca-se a perecer. Mas tudo depende da maneira como é plantada e do tipo de frio que sofre. Uma planta que foi instalada tarde na estação não teve tempo para formar um sistema de raizes muito importante: não está bem equipada para o inverno e jà sofrerá durante os frios moderados. Se a sua terra mantém a humidade, as plantas vão sofrer mais do frio : o solo húmido frio combinado com um resfriado que dura muito tempo é fatal para muitas plantas. A mesma planta, submetida as mesmas condições climáticas mas em solo bem drenado, sofrerá menos sem dúvida.
Faça a escolha certa
Selecione seus vegetais em função da sua resistência ao frio, e não se esqueça que qualquer região conhece condições meteorológicas excepcionais. Se não fizer quase nunca -15°C na sua região, as plantas resistentes a -20°C não temem nada. Mas se os invernos na sua região não excedem geralmente -12°C e que instala uma planta resistente até -10°C (um agapanthus, por exemplo), o risco é elevado de ver gear a planta mais cedo ou mais tarde. A rusticidade não é uma ciência exacta: a temperatura limite de rusticidade de uma planta é uma indicação preciosa, mas não uma garantia absoluta!
Não se pode aumentar a resistência natural de uma planta ao frio, excepto manipular-a geneticamente ! Assim, inútil de ter esperança em fazer crescer na terra no exterior uma palmeira das Canárias à 1.000 m de altitude. Em contrapartida, pode proteger as plantas durante o inverno, e isso de várias maneiras: sinos, vela de invernada, palheiro de folhas mortas, etc.