• Mais detalhes
  • Ter uma relva impecável não acontece por acaso. Alguns gestos simples efectuados ao longo do ano mantê-la-ão em boa forma.

    Na Primavera
    É neste época que a cobertura de relva necessita de mais cuidados. Também poderá fazer algumas destas tarefas no Outono se não teve tempo para as fazer mais cedo, com melhor tempo.
    Volte a semear relva nos sítios onde esta ficou fraca durante o Inverno. As fórmulas todos-em-um são bastante práticas. Basta passar o ancinho no local desejado depois de ter cortado a relva, regar bem, espalhar o granulado com a mão e, eventualmente passar o rolo ou acalcar com uma tábua.
    Se quiser adubar com adubo rico em azoto deverá esperar pelo mês de Maio. Antes desta data, raramente verá a relva ficar amarela. Regue a relva antes de colocar o adubo quer este seja granulado ou diluído na água. Se for bem alimentada, a relva ficará mais densa e impedirá as ervas daninhas de crescer. Também poderá espalhar terra nova sobre a relva ou composto peneirado, espalhando manualmente. Esta operação que consiste em espalhar terra sobre a relva fornece-lhe muitos nutrientes. Também impede o desenvolvimento de musgo e será muito útil na zona de sombra das árvores grandes.
    Os jardineiros que gostam de relvados bonitos poderão passar o escarificador-arejador, uma espécie de ancinho manual ou eléctrico, com lâminas cortantes, que retira o musgo e os ramos secos. Isto permitirá uma melhor absorção do ar, da água e dos nutrientes da relva. Em função da quantidade de relva que tem poderá regar e espalhar a terra para que a relva fique mais densa ou poderá semear ao de leve por cima. Se não quiser utilizar herbicida, retire as ervas daninhas (cardos, ranúnculo rastejante, dentes-de-leão, mas deixe o trevo e pequenas margaridas)
    Passe o corta-relva uma vez de 15 em 15 dias, regulando a altura de corte para 5 – 7 cm. Não corte muito curto para proteger a relva da seca. Qual o segredo para ter uma relva bonita? Que a lâmina do corta-relva seja bem afiada e direita (leve-a a afiar uma vez por ano, à loja onde comprou a máquina).

    No Verão
    É normal ver a relva ficar amarelada se esta não for regada. Mas não está morta: são as gramíneas que a compõem que entram naturalmente em repouso de estio. Voltarão a ficar verdes depois das primeiras chuvas… Não necessita de a regar continuamente para que fique verde pois sabemos em certas zonas, no Verão, há restrições para o uso de água. Mas se, ainda assim, quer manter uma pequena superfície verde, próximo do terraço ou da piscina por exemplo, regue copiosamente uma vez por semana, de preferência à noite ou de manhã. Se o solo for arenoso (a terra é leve e mesmo “poeirenta”), é melhor regar um pouco todas as noites, mas neste caso a relva dificilmente ficará verde.
    Quando está muito calor não deve colocar adubo pois este queimará a relva.

    No Outono
    Faça o mesmo trabalho de manutenção que na Primavera sem o adubo, para que o seu tapete verde fique em forma: passe o rolo no relvado, limpe o que o abafa. Não se esqueça de apanhar as folhas mortas. Faça-o o mais frequentemente possível para evitar que a relva fique privada de luz e que comece a ficar amarela por baixo dessa capa. Varra a relva com um ancinho para folhas, em plástico, com dentes espalmados ou poderá ainda passar o corta-relva que apanhará e esmiuçará as folhas. A mistura de relva e folhas trituradas decompõe-se rapidamente: na próxima Primavera terá um bom composto.
    Recorte a borda da relva que começa a avançar para o caminho ou nos maciços. Utilize uma pá ou um utensílio cuja lâmina corte a relva com o nome de “aparador de rebordos”. Depois só terá que fazer alguma coisa na Primavera e as plantações junto à borda da relva terão muito melhor aspecto durante o Inverno!
    Por fim passe o rolo na relva para que os pés da relva sejam comprimidos contra o solo e criem raízes mais facilmente, tornando a cobertura do relvado mais densa e mais baixa. O ideal é fazê-lo depois duma chuvada pois a terra está mais macia. Cruze as passagens na relva para que o efeito seja melhorado.

    No Inverno
    Efectue as tarefas que não conseguiu acabar no Outono e as da Primavera para não se atrasar, mas apenas quando o tempo estiver húmido e que não há geadas previstas nos dias seguintes. Se a relva cresce e se o Inverno for ameno poderá mesmo cortar a relva. Mas não coloque adubo nem nenhum tratamento na relva.
    Durante o Inverno, o importante é não maltratar a relva ! Evite de andar em cima dela quando estiver coberta de gelo ou neve pois as folhas geladas e pisadas não recuperarão! Se tiver de andar em cima da relva por alguma razão, proteja o local de passagem com uma tábua. Evitará alguns problemas que possam surgir mais tarde!
  • Fotografias (5)
  • Uma relva impecável
    Uma relva impecável
    Ter uma relva impecável não acontece por acaso. Alguns gestos simples efectuados ao longo do ano mantê-la-ão em boa forma.
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Uma relva impecável
    Uma relva impecável
    Na Primavera
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Uma relva impecável
    Uma relva impecável
    Nas zonas sombrias, o musgo acaba por ganhar muito terreno.
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Uma relva impecável
    Uma relva impecável
    No Outono
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Uma relva impecável
    Uma relva impecável
    O rolo torna a relva mais densa.
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0