Newsletter anterior
25 Novembro 2022

Pistácio, Nogueira de Pecã, Castanheiro... Descubra a gama de frutos de casca
Os frutos de casca: Novidades e Indispensáveis
 
 
As novidades: Pistácio e Nogueira Pecã
 
Pistácio
O Pistácio é uma árvore de fruto dioica, o que quer dizer que as flores macho e fêmea estão em árvores diferentes. Deve plantar pés-macho e pés-fêmea para que as árvores se fecundem. O Pistácio é um arbusto de frutos resistente, mas tal como a amendoeira, não aprecia as geadas tardias. As flores morrem com temperaturas abaixo dos -2°C. Além deste elemento, o aparecimento dos pistácios depende também do calor estival que deve estender-se por um período longo sem esquecer de regar regularmente. As primeiras colheitas de pistácio acontecem geralmente ao fim de 6 anos de cultura, os frutos são apanhados e secos de seguida.
Pistácio
Pistácio
 
 
Nogueira-Pecã
Nogueira-Pecã
A Nogueira de Pecã é uma árvore ornamental, mas também cultivada pelos seus frutos. As folhas são longas, compostas, brilhantes, verdes e depois amarelas no Outono. A floração acontece no fim do inverno antes do aparecimento das folhas. As flores-macho com 18 cm decoram os ramos e são seguidas pelas discretas flores-fêmea. A árvore necessita de vários exemplares pois não consegue fazer a fecundação sozinha. Apenas as árvores plantadas na bacia mediterrânica darão fruto, as nozes de pecã apanham-se no outono. Na casca conservam-se vários meses num local fresco e seco. O porte majestoso requer uma situação isolada. É também um bom candidato para a criação ou restauração duma zona ripícola.
Nogueira-Pecã
 
 
Os Indispensáveis : Castanheiro e Nogueira
 
Castanheiro
O Castanheiro, pela sua folhagem magnífica e pela produção de castanhas no outono, é incontornável nos parques e jardins. É geralmente plantado isolado ou em sebes corta-vento, em mistura. O castanheiro tem também interesse florestal, a sua madeira imputrescível permite fazer marcadores, tutores e postes. Para a produção intensiva de castanhas deverá escolher variedades obtidas por pesquisa como 'Marigoule', ‘Maraval’ ou ainda 'Marsol’.
Castanheiro
Castanheiro
 
Nogueira
Nogueira
A Nogueira, aqui é o fruto interno que é comestível, particularmente em tartes ou em saladas. As nozes apanham-se batendo com uma vara no fim de outubro. O envelope da noz contem uma tinta utilizada na marcenaria. A madeira é muito procurada nesta área também. A nogueira planta-se isolada. Inúmeras variedades e cultivares foram desenvolvidas para a cultura dos frutos a fim de melhorar o rendimento. Podemos encontrar a variedade 'Franquette', variedade mais conhecida, produzindo nozes grandes de casca dura, frescas entre agosto e setembro. Esta variedade é muito interessante pois mesmo as jovens plantas já produzem nozes.
Nogueira
 
 
Todo o Catálogo dos Frutos de casca
 
 
Planfor.pt
Plantas de Sebe Árvores de grande porte Árvores de fruto
 
Frutos para pequenos espaços Roseiras Bambus
 
 
Se jà deseja receber a nossa Newsletter, carregue aqui
Ver a nossa newsletter anterior
 
A Minha Conta
Carrinho 
0