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Trabalhos florestais

Venda de madeira por proposta

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    Venda de madeira por proposta
    Venda de madeira por proposta
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    Venda de madeira por proposta
    Venda de madeira por proposta
    Certificado ETF* 2020 para manejo florestal sustentável - *Empresa de trabalhos florestais
    Autor: qualiterritoires.org
    © Copyright

    Ficha técnica : Venda de madeira por proposta

  • I - o que é a venda de madeira?

    A venda do corte duma parcela de floresta é um momento importante na via das parcelas florestais.
    E o resultado de vários anos de silvicultura que foram levados a cabo durante várias gerações de trabalhadores florestais, isto quando se trata dum corte completo da parcela florestal.
    Esta etapa permite valorizar a matéria disponibilizada durante vários cortes de madeira para assegurar a renovação e obter alguns rendimentos. O vendedor e o comprador trocam um bem lenhoso por um valor monetário calculado ou orçamentado.
    Para que a venda possa ser um « sucesso », ela deve ser bem enquadrada tanto do ponto de vista técnico como comercial.

    Os cortes de desbaste ou os cortes completos devem considerar :
    • Aspectos puramente técnicos, (critérios de decisão de corte, precauções sanitárias, limites de parcelas, modalidade de marcação…)
    • Disposições administrativas e regulamentadas (declaração do estaleiro, autorização do corte, instruções técnicas específicas )
    No momento da venda, os silvicultores tomam, geralmente, como referência, o preço unitário da madeira em vez da quantidade estimada da madeira, ou ainda da qualidade. No entanto, esta estimativa de volume e de qualidade é estratégica. Pode mostrar diferenças grandes dum comprador a outro. A cubagem da madeira (lien vers la fiche comptage marquage cubage) é muito técnica. E importante ser acompanhado dum profissional se não se conhece bem esse tipo de prática.
    Antes do corte da madeira, convém formalizar por contrato a entidade jurídica do vendedor, os deveres das partes, as eventuais restrições e como se vai proceder.

    Objectivos :
    • Limitar os riscos para o vendedor (garantias de pagamento, datas de pagamento, prazos de exploração da madeira…).
    • Dar todas as informações ao silvicultor para que possa trabalhar em boas condições, respeitando as regras administrativas e ambientais.


    II - Como vender a madeira?


    ■ Existem várias modalidades para a venda da madeira, cada uma comportando vantagens e inconvenientes:

    1) A venda por acordo mútuo:

    que acontece entre 2 partes que chegam a um acordo sobre o preço, sobre o que é vendido e sobre as condições de exploração, sem concorrência.

    As vantagens desta acção:
    • A rapidez de implementação;
    • A ausência de procedimentos específicos;
    • O respeito dum pacto de confiança entre vendedor e comprador.
    Os inconvenientes ou precauções a ter :
    • Apenas uma proposta de preço;
    • Maior vulnerabilidade do vendedor ao comprador que não pode ser contrariada pelos concorrentes na análise da qualidade e volume do lote;
    • Sem emulação entre compradores.
    Casos específicos : Geralmente, as negociações por acordo mútuo são realizadas após as vendas agrupadas, para vender os lotes que não encontraram comprador porque as propostas iniciais não atingiram o preço de retirada.

    2) A venda por Proposta « simples » (ou consulta) :

    As vantagens deste tipo de venda são :
    • Consulta por vários compradores;
    • A data de entrega é imposta;
    • Na maior parte das vezes, o lote é adjudicado ao melhor licitante, sujeito ao cumprimento do prazo de exploração e esvaziamento da madeira, garantias e prazos de pagamento;
    • Preço de retirada definido pelo vendedor
    Os inconveniente ou precauções a ter em conta são :
    • Consultar os compradores de acordo com os produtos / madeira oferecidos;
    • Redigir um concurso para apresentação de propostas claro e exaustivo que permita comparar as propostas;
    • O cronograma de implementação;
    • A obrigação de comunicar aos compradores, sejam eles seleccionados ou não.

    3) A venda agrupada por submissão selada:

    Cada comprador de madeira recebe um documento que inclui informações sobre os próprios lotes e sobre as condições de operação. Isso ajuda o comprador com sua oferta de preço. Cada lote é atribuído ao licitante com lance mais alto, desde que o preço oferecido exceda o preço de retirada estabelecido pelo vendedor. Na falta de oferta ou no caso de oferta inferior ao preço de retirada, o lote é retirado da venda.
    Quanto maior for o número de lotes colocados à venda, mais fácil será de atrair um maior número de compradores, o que estimula a competição.
    As vendas agrupadas em floresta privada podem reunir lotes de madeira de vários proprietários.

    As vantagens deste modo de venda são:
    • Maior garantia de concorrência rica;
    • O carácter “formal” da venda, tendo com o apoio duma terceira pessoa para a venda, em particular para impor as garantias bancárias aos licitantes.
    Os inconvenientes ou precauções a tomar são:
    • Consultar os compradores de acordo com os produtos / madeira propostos;
    • Redigir um convite à apresentação de propostas claro e exaustivo que permita comparar as propostas;
    • O cronograma de implementação;
    • A obrigação de comunicar aos compradores, sejam eles seleccionados ou não.

    4) A venda agrupada online:

    Alguns organismos (ONF ; EFF (experts forestiers de France), …) onde os lotes são apresentados num site na internet.

    Os compradores podem:
    • Consultar as parcelas em venda;
    • Licitar remotamente durante reuniões virtuais;
    • Comprar lotes de madeira em um tempo limitado.

    ■ Existem várias formas de venda de madeira:
    Os mais usados hoje são as vendas em bloco e as vendas unitárias do produto.
    Nas vendas em bloco, o preço é estimado e fixado para o talhão com as árvores, como um todo, enquanto ainda não são cortadas.
    Nas vendas unitárias, um preço por categoria de produto é definido antes da exploração (por exemplo: madeira de trituração, pequena madeira serrada, etc.). O valor total da venda é conhecido uma vez que as árvores tenham sido abatidas, modeladas, patinadas, classificadas por categorias e medidas / esteres "à beira da estrada" de acordo com o contrato de venda.

    1) Para a venda em bloco e ainda por cortar:

    • O preço é conhecido desde a assinatura do contrato;
    • A estimativa do volume (m3 antes do corte) (lien fiche marquage)e do valor necessita da competência técnica sobre a cubagem e o conhecimento do mercado da madeira;
    • Para ao proprietário, a responsabilidade e os riscos são limitados pois a transferência de responsabilidade é real a partir do momento em que o acordo de venda acontece.

    2) Para a venda à unidade de produto antes do corte:

    • No momento da extracção, o monitoramento e o controle da marcação devem ser complementados pelo controle do corte e da triagem (de acordo com as categorias definidas contratualmente com o comprador);
    • O preço total é conhecido apenas no momento da recepção contraditória;
    • A medição do volume vendido é bastante precisa, mas realizada após a operação (m3 aparente ou "esteres").

    3) Para a venda à unidade do produto madeira preparado e descascado :

    também chamada de "vendas directa" ou "venda na estrada"
    • A implementação do registro pelo proprietário-vendedor requer habilidades técnicas comprovadas: conformidade com marcações e instruções, tempo de operação, etc .;
    • O proprietário organiza a triagem dos produtos;
    • Os riscos operacionais são do proprietário: estragos do lote, riscos materiais, segurança do pessoal, gestão dos locais de armazenamento.

    ■ Tipos de madeira para as vendas:
    • A madeira de trabalho diz respeito a árvores mais ou menos "maduras", de qualidade, destinadas a processadores / serradores: mercados de decoração, construção, embalagem, paletes;
    • Madeira Industrial diz respeito a árvores de menor qualidade e menores dimensões destinadas a industriais e fábricas de papel: fabricação de painéis de partículas, celulose ou outros materiais complexos à base de fibras de madeira;
    • Madeira de energia para caldeiras industriais e comunidades;
    • Madeira de aquecimento é na maioria das vezes destinada a particulares.

    ■ Uso corrente para as vendas:

    EM BLOCO A UNIDADE DE PRODUTO
    MADEIRA EM PÉ Uso frequente para os cortes completos e últimos desbastes. Uso frequente para os primeiros desbastes. Uso possível para os cortes completos
    MADEIRA PREPARADA E LIMPA Sem objecto (salvo excepções) Uso possível principalmente nos desbastes.

    Pode-se lembrar que os (primeiros) desbastes são os mais frequentemente vendidos à unidade de produto e que os cortes completos são os mais frequentemente vendidos em bloco.


    III - Porquê se vende a madeira?

    • Cumprir as obrigações de um documento de gestão;
    • Atender aos compromissos do silvicultor: gestão sustentável, produção de madeira para a indústria e madeireira para as necessidades do mercado;
    • O desbaste atende a diversos objectivos: selecção em qualidade, quantidade e saúde das árvores a serem exploradas para promover o desenvolvimento de um talhão do futuro;
    • Garantir a manutenção do equilíbrio da floresta em termos de classes de idade;
    • Manter uma floresta “dinâmica” e cuidada;
    • O corte raso permite que as árvores sejam avaliadas antes de murchar;
    • O corte raso de árvores “a longo prazo” gera novas plantações que são verdadeiros fontes de carbono (armazenamento de CO2).


    IV - Porquê a Planfor?

    • ? A PLANFOR não é um comprador de madeira! É solicitada pelos proprietários-vendedores e é solicitada pelos industriais/serradores-compradores para mobilizar a madeira na base dos dados factuais (dendrométricos)
    • A PLANFOR oferece a particularidade de poder realizar levantamentos e análises dendrométricas, pré-requisitos essenciais para a comercialização de madeira.
    • A PLANFOR disponibiliza o seu serviço FORET BOIS (GFP (link para a ficha GFP), técnicos, cartógrafos, gestor fiscal, gestor administrativo) para assessorar o vendedor silvicultor sob mandato na comercialização da madeira;
    • A PLANFOR tem a capacidade de determinar as características de colheita para os desbastes (número e tipo de hastes);
    • A PLANFOR é capaz de propor uma data de inicio de corte raso bem definida;
    • A PLANFOR está apta a apoiar o silvicultor no âmbito das formalidades administrativas de extracção de madeira não previstas em documento de gestão;
    • A PLANFOR é capaz de estimar um lote de madeira em volume e valor e de propor um preço de retirada;
    • A PLANFOR é capaz de redigir um documento de venda em nome do vendedor (descrição técnica e administrativa);
    • A PLANFOR, mediante mandato com o silvicultor vendedor, pode comercializar a madeira, quer por mútuo acordo, quer por consulta, quer por concurso;
    • A PLANFOR está em condições de finalizar a elaboração do contrato de venda de madeira (prazos de levantamento, garantias e condições de pagamento);
    • A PLANFOR pode assegurar a gestão e acompanhamento das operações com mandato do proprietário (respeito das datas de pagamento, respeito dos prazos de operação, respeito das instruções de corte, respeito dos limites dos terrenos, recepção contraditória de pilhas de madeira ao longo da estrada);
    • A PLANFOR é capaz de colocar o silvicultor vendedor em contacto com uma rede de compradores que correspondem às peculiaridades dos lotes de madeira à venda;
    • O departamento da PLANFOR FORET BOIS conhece bem as variações dos preços da madeira ao longo do ano através da comercialização que organiza, do retorno das vendas ONF e das vendas especializadas;
    Em todas as situações, seja qual for a prestação ou ajuda da PLANFOR, é importante lembrar que o proprietário é o único a decidir da venda da sua madeira.
  • Catálogos relacionados : Venda de madeira por proposta



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